Se engana aquele que acredita que o trabalho na eleição se inicia apenas quando a campanha é liberada. Se você vai se candidatar e tem pretensão de realmente se eleger ou de construir uma carreira política, você precisa começar o planejamento muito antes. Para que você não fique perdido por onde começar, vamos deixar aqui 5 pontos que são fundamentais para que você consiga preparar sua campanha política, de acordo com o seu objetivo e conseguir o melhor resultado possível.
- DEFINA O PLANEJAMENTO GERAL DE SUA CAMPANHA
Uma campanha para vereador é extremamente disputada. Além do fato de existirem muitos candidatos, você acaba concorrendo com pessoas famosas, políticos de carreira e com poderes aquisitivos maiores que o seu, então é extremamente necessário que você tenha um plano definido para conseguir ser competitivo e chegar ao seu objetivo.
Defina com sua equipe se seu objetivo vai ser de se eleger já nesse momento, ou de construir uma imagem para a próxima eleição. Muitos candidatos utilizam uma primeira campanha para conhecer o processo, gerar seu nome e durante o período do mandato, se eleger para associações de moradores, por exemplo, para conseguirem maior capital político para uma nova campanha. Isso é planejamento.
Distribua as funções que cada membro de sua equipe terá que desempenhar durante o período, para que possam atuar em sinergia.
- POSICIONAMENTO POLÍTICO
Vivemos em uma época de polarização e de muito julgamento prévio, então o candidato deve necessariamente saber como se posicionar politicamente. Fazer um exercício de autoconhecimento para saber quais pautas fazem mais sentido para seus princípios como cidadão e a partir disso construir um cronograma com as propostas que serão o carro chefe de sua campanha são essenciais para a conexão com o eleitorado.
Fique atento também com os assuntos em alta para poder utilizar a seu favor e se posicionar sobre ele.
É muito importante também, saber se seus interesses e princípios estão de acordo com as do partido em que se filiou. Essa filiação irá impactar a imagem que as pessoas tem sobre você. Muito provavelmente o primeiro julgamento será com base no número da legenda a quem você se filiou.
- TRACE UMA META DIÁRIA DE CONTATOS COM SEU ELEITORADO
A conta não é difícil de se fazer. Você e sua equipe devem levar como base o número de eleitores da sua cidade e qual o número mínimo de votas que você deve conseguir para que você como candidato, dentro da sua legenda, consiga ser eleito. Lembre-se que partidos menores, por terem menos coligações e menos candidatos conhecidos, tornam a missão de ser eleito mais difícil. Com toda certeza o diretório municipal do partido que escolheu em sua cidade poderá te fornecer o número exato necessário.
Tendo isso como base, trace uma meta plausível onde você possa todos os dias, entrar em contato com novos eleitores e apresentar seu plano de como você irá impactar e mudar a vida dessas pessoas.
Quanto maior o número de pessoas verdadeiramente impactadas, maior o número de votos que você irá conseguir.
- CONSTRUA UMA BASE SÓLIDA COM SEU ELEITORADO
Fez contato com um eleitor? Colete seus dados, convide-o a conhecer seu site, entrar em seu grupo de whatsapp para que ali você possa enviar mais de suas propostas e mostrar quem você verdadeiramente é.
Lembre-se que você está concorrendo com muitos outros, então quanto mais vinculo você conseguir e maior valor gerar com esse eleitor, maiores as chances de que você receba seu voto.
Desde uma simples planilha de excel, até ferramentas de CRM mais elaboradas como Monday ou Trello poder te ajudar a organizar os dados coletados e manter um cronograma de contatos até o dia da eleição.
- MARQUE PRESENÇA NO DIA A DIA DO SEU CANDIDATO
São muitos os estímulos que as pessoas recebem durante o dia, e nas eleições isso fica ainda maior. Durante o planejamento de uma campanha de sucesso, o marketing é ferramenta indispensável. Defina quis os materiais impressos e a quantidade que será necessária para atingir seu público. Marque presença na internet, com um site com todas as suas propostas e perfis em todas as redes sociais que puder.
O candidato deve estar presente no ambiente digital e com materiais impressos. Quanto mais oportunidade do seu eleitor te ver, melhor a chance se conseguir sucesso.
Mas não basta apenas estar presente, é importante que seu conteúdo seja atraente, suas propostas principais sejam evidentes para que seu eleitor olhe para seu santinho, ou se post na rede social e possa se sentir representado por você.
É claro que existem muito mais coisas que também tem importância numa campanha, mas essas são indispensáveis, ainda mais analisando toda a concorrência que você vai enfrentar, nem todas sendo 100% honestas, então o candidato deve ter um planejamento sólido, e definir suas metas que sejam plausíveis, para se obter sucesso e o cumprimento de seu objetivo nessa campanha, seja ele qual for.
blog.tudoemmaterialgrafico.com Portal de Notícias