Nenhuma campanha política é igual. Tem campanha que vence, tem campanha que perde e isso não precisa ser um gênio para entender. Campanhas que funcionam em um ano e na próxima eleição já esta totalmente fora de contexto. Não copie uma campanha de um candidato, tenha sempre a SUA IMAGEM na campanha. Hoje nós vamos trazer para você 7 pontos similares em todas as campanhas vendedoras que gastaram pouco e atingiram seus objetivos, ou seja: Ganharam. Mas atenção,. candidatura não é receita de bolo, o que vamos trazer para você são apenas pontos importantes, não quer dizer que funcione ou não deixe de funcionar. Tudo vai depender do seu contexto!
1 – Reputação: Quando o candidato gasta pouco, é porque ele já criou uma reputação ao longo de um tempo. Você deve construir a sua reputação com sua história de vida. Não adianta você ser um candidato conservador, e desejar criar sua reputação com festas fora da sua realidade. Não adianta você ser um candidato que não é tão apegado a ações sociais e participar de eventos de adoção de animais por exemplo. Ou seja, sua reputação vem de toda uma história criada ao longo dos anos, que vai impactar diretamente na sua comunicação de campanha lá na frente, não tente forçar reputações onde sua imagem não condiz com o assunto. Crie uma reputação forte, mas dentro do seu estilo de vida.
2 – Rede de ativadores: É um complemento da reputação, se você tem boa reputação, você terá bons ativadores. É de suma importância que tenhamos uma rede de ativadores de campanha, precisamos muito de pessoas que acreditam no projeto da campanha de forma orgânica para fazer a ativação das propostas. Hoje com as redes sociais em alta, é muito fácil você criar conteúdo com a parceria desses ativadores para veicular seu nome e sua marca com essas pessoas. Além disso, Adesivos de carros com “amigos do fulano” é bem comum em pré campanhas, isso vai ajudando para criar sua rede de ativadores, por exemplo.
3 – Trabalho TODOS OS DIAS: Muitas vezes, candidatos à vereança deixam de ganhar uma eleição porque entendem que a eleição esta longe, ficam procrastinando o projeto, trabalhando em prol da campanha apenas em finais de semana, ou depois do expediente de trabalho. Se você fizer alguma das situações acima, esqueça. Você vai gastar mais para sua campanha e suas chances de vitória diminuem bastante.
4- Poucas pautas e bem definidas: Escolha uma pauta para chamar de sua. Não tenha diversas pautas para abraçar, quanto mais pautas forem criadas na sua oratória de campanha, maior vai ser seu custo, maior será seu tempo. Seja referência na sua pauta. Exemplo, se você é conhecido na sua região por ser uma pessoa ligada na área de saúde, o foco precisa ser na saúde. Não adianta você falar que vai trabalhar para segurança da região ou pelo esporte, pois isso é fora da sua realidade, fora do seu foco e vai lhe fazer gastar mais dinheiro para atrair esse público novo.
[DICA MATADORA] 5- Busque fornecedores e empresas parceiras: Na hora da produção de seus materiais gráficos, busque empresas que estão focadas em eleição e não aventureiros de campanha. Com certeza seus santinhos, adesivos, colinhas e outros materiais que são muito importantes para sua campanha sairão bem mais baratos para seu projeto. Além de materiais gráficos para sua campanha política, toda ação que você for fazer, busque parceiros em quem você tem confiança para te ajudar, empresas que não são oportunistas com custos absurdos.
6 – Foco: Se preocupe no que é importante, não gaste tempo tentando encontrar defeitos em suas artes publicitárias, slogan, se uma foto que você tirou esta perfeita. Faça tudo com carinho e cuidado, é verdade, mas não gaste seu tempo com isso. Seu tempo precisa ser gasto conquistando votos. As pessoas vão votar em você por quem você é, como você pensa e sua opinião e o que você propõe.
7 – Saber se comunicar: Toda campanha vitoriosa tem uma boa comunicação, planejamento e conhecimento. Aproveite o momento de pré campanha para conhecer a história da sua cidade, da sua região, dos moradores, das dores e das vitórias de todos. Tenha embasamento suficiente para se comunicar com qualquer pessoa da sua cidade, seja o Prefeito ou um simples morador da sua rua.
Essas são algumas ideias, entenda que o foco principal aqui nessa postagem é abrir seu leque de possibilidades para uma eleição. Ou seja, se você entender a regra do jogo entender como você montará suas propostas que materiais gráficos serão necessários e a quantidade exata para conquistar eleitores, quais canais você vai focar, quem será seu público alvo, como você vai apresentar essas propostas e como você vai fazer para que esses eleitores se tornem seus militantes e propagarem sua campanha, você tem grandes chances de gastar pouco e sair vitorioso.
blog.tudoemmaterialgrafico.com Portal de Notícias