Capa » Eleições » O que um candidato deve postar antes da campanha iniciar
O que um candidato deve postar antes da campanha iniciar

O que um candidato deve postar antes da campanha iniciar

Se você chegou até aqui é porque sabe que as leis que regem o processo eleitoral no Brasil são rígidas e caso não sejam cumpridas, acarretam em multas e até mesmo a exclusão de um pré-candidato do processo eleitoral. Tendo isso em vista, é extremamente importante que o cidadão que tem interesse em se candidatar, saiba o que ele pode e o que não pode fazer durante a pré-campanha, o que também se aplica nas redes sociais, que é o foco dessa postagem.

Então preste atenção que aqui abaixo, que vamos te informar o que você pode e não pode postar, para te auxiliar a montar um cronograma de conteúdo que mostre quem você é, que façam as pessoas saberem da sua futura candidatura e que esteja dentro da lei eleitoral, tudo isso com base na Lei n° 9.504/97, arts. 36-A, I a VI, 36-B, Resolução TSE n° 23.610/19, arts. 3°, 3°-A, 3°-B e 4°, Resolução TSE n° 23.671/21 e Resolução TSE n° 23.679/22, art. 4°.

O QUE NÃO FAZER

O pré-candidato não pode em nenhuma hipótese pedir votos antes da data de permissão. Até porque você ainda nem possui seu número, mas qualquer menção de pedido de voto é proibida e pode acarretar em multas pesadas para o seu bolso.

O QUE VOCÊ PODE E DEVE FAZER

Mostre que você é pré-candidato, para que seus seguidores saibam que você pretende concorrer a um cargo nas eleições;

Exponha quais suas opiniões políticas, seu posicionamento ideológico e quais as suas bandeiras principais que defende. Esse é o tipo de conteúdo que ao mesmo tempo que filtra os possíveis eleitores, já ajuda a mostrar quem você é, criando um vínculo com quem se identifica.

Utilize leis e atos legislativos para fomentar debates com seu público e mostrar sua opinião sobre eles, mostrando para seu público o porquê de aquilo ser bom ou ruim para a sociedade no seu ponto de vista.

Crie Lives e marque encontros tanto online quanto presenciais, para debates sobre os principais assuntos da sociedade.

Apresente um cronograma com suas principais bandeiras com datas programadas de lançamento, para que aqueles que entrarem no seu perfil, já consigam numa primeira análise, criar uma boa impressão e já saber quem você é e o que defende. Em resumo, uma boa campanha começa muito antes do que a data de liberação. Ela se inicia com um planejamento de qualidade e com execução. Abuse da gratuidade das redes sociais para expor suas opiniões, para mostrar quem você é e para avisar aquém você conhece que você é pré-candidato. Uma das maiores reclamações de candidatos que não se elegem é de que muitos de seus conhecidos nem sabiam de que eles haviam se candidatado.

Você também pode, se achar interessante, patrocinar seus conteúdos para atingir pessoas fora de sua base de seguidores, lembrando sempre de deixar claro de que é pré-candidato e de não pedir votos.

Comece já mesmo seu planejamento e boa pré-campanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

dezessete − dez =