A maioria das pessoas gastam muito tempo nessa parte, ficam sem entender para que caminho seguir e se preocupam com detalhes que não lhe trarão o principal nessa brincadeira: o voto. Qual o primeiro pensamento de um pré-candidato a vereador? Eu conheço bastante gente, vai ser fácil me eleger. O raciocínio não está completamente errado, mas é preciso muito mais investimento de tempo e trabalho para garantir o sucesso de uma candidatura
A primeira coisa que você precisa entender e ter conhecimento mínimo é sobre Marketing Político. Mesmo que você tenha quem faça isso pra você, você precisa entender e ter uma base sobre esse processo tão importante em uma candidatura. Leia, estude, faça curtos e se “profissionalize” nessa parte. Não conhecer sobre Marketing Político é como chamar alguém para disputar uma partida de futebol e a pessoa não saber as regras do jogo.
Realizando esse entendimento, você precisa saber sobre o sistema partidário, qual partido você irá escolher e como funciona a dança das cadeiras dentro dos lados políticos do sistema brasileiro. O famoso como a banda toca. Você escolhendo seu partido, você começa a escolher suas pautas e bandeiras que serão levantadas na sua campanha.
Planejamento: Você realizando a parte teórica, entendendo mais sobre processos eleitorais, marketing político, definindo seu partido ou suas ideologias políticas, é hora de pensar no planejamento da sua campanha.
Primeiro passo, você vai ser um político de região? Um político que vai escolher uma região da cidade para trabalhar e angariar votos? Vai ser um candidato de pautas? Saúde, Educação, Segurança? Atenção, quem atira para todos os lados, acaba não acertando nenhum passarinho. Perdão pela expressão, mas é a realidade.
Escolha no máximo 3 pautas. Exemplo: Vou escolher a Região Norte da minha cidade, mas vou tentar trabalhar focado em melhorias para as ruas dos bairros e também por mais escolas na região.
Ou seja, aqui você tem um foco: Região Norte, Infraestrutura e Educação.
Realizando essa divisão, seu planejamento fica muito mais fácil, você consegue desenhar melhor sua campanha e planeja suas ações, oratórias e comunicação.
Canais de Comunicação: Lembra que comentamos sobre a importância de estudar e entender o Marketing Político? Bom, aqui ele vai te ajudar. Você precisa escolher que canais de comunicação vai usar, mas como vai fazer isso? Bem, entendendo também sobre seu planejamento. Um Exemplo: Se você é um candidato que vai focar em jovens de 16 a 18 anos com alguma pauta, é indispensável que você esteja no TikTok por exemplo, pois lá encontra-se um grande público de jovens.
Seguindo a mesma linha, se você vai fazer um Santinho Político, Colinhas, Adesivos, ou seja sua comunicação geral, precisa ser alegre, colorida e que converse com os jovens.
Esse foi apenas um exemplo, uma reflexão, você pode focar em materiais gráficos, instagram, Facebook, Whatsapp, Telegram, sites e outros meios. Apenas lembrem-se, quanto mais canais você abrir, mais trabalho você terá.
“Quem atira para todos os lados, acaba não acertando nenhum passarinho”
Conteúdo: Tenha seu conteúdo e sua linguagem bem definida. Não adianta você ser a pessoa conservadora, que não esta ligada a pautas jovens e na época da campanha eleitoral tentar conseguir votos em um campeonato de skate por exemplo. Seu conteúdo precisa estar alinhado com sua persona. Fale e se comunique como você é, afinal, é nisso que você acredita e é isso que te fez chegar até aqui e é isso que pode te levar a uma candidatura.
Essa é só a pontinha do Iceberg, começar uma campanha política PRECISA de trabalho 24/7. O que eu recomendaria para você? Tenha sempre ao seu lado pessoas de confiança, empresas parceiras que entendam a sua dor, o seu momento, fuja de empresas aventureiras para campanha política e busque o certo, com essas pequenas dicas você já esta 30% na frente de seus concorrentes, eu te garanto que a chave do sucesso para uma candidatura é FOCO, trabalho e parceria, e nós estamos aqui para te ajudar!
blog.tudoemmaterialgrafico.com Portal de Notícias