Na impressão gráfica, há diversos tipos de papéis que podem ser utilizados, cada um com características específicas que os tornam adequados para diferentes finalidades. Algumas das diferenças entre esses papéis incluem gramatura, acabamento, absorção de tinta, resistência e finalidade de uso.
O que é uma gramatura? Na teoria refere-se ao peso do papel por metro quadrado (g/m²).Na prática e no bom popular é gramaturas mais baixas são mais leves e finos, gramaturas mais altas são mais pesadas e grossas. Porém, uma gramatura de papel sulfite por exemplo é diferente da gramatura do papel couchê, pois são dois insumos diferentes.
Gramaturas de Cartão de Visita
Aqui na TMG nós trabalhamos com gramaturas da seguinte maneira para Cartão de Visita SIMPLES, TRADICIONAL E LUXO. O que muda entre eles é a gramatura.
Simples: Gramatura Papel Couchê 250, cartão de entrada com aplicação de verniz total em um dos lados do cartão, excelente para quem está começando, ou deseja estar fazendo cartão fidelidade, consulta ou não tem um produto de grande valor agregado para retorno.
Tradicional: Gramatura Papel Couchê 300g, cartão de visita com excelente custo benefício, tem as mesmas funções do simples, porém é ideal para quem está na dúvida sobre um material mais requintado, mas não deseja um cartão de visita tão simples.
Os dois possuem o mesmo acabamento de brilho total frente, a diferença entre eles é a gramatura de 250g e 300g.
Luxo: No vídeo abaixo você consegue ver e entende melhor os acabamentos do modelo LUXO. Gramatura Papel Couchê 300g com acabamento de aplicação de laminação fosca dos dois lados e brilho localizado, deixando o material mais firme e mais bonito para apresentação. Esse cartão é ideal para quem busca um material com mais requinte, ou tem um valor agregado em seu serviço ou produto. É o campeão de vendas, por ser o mais bonito é o xodozinho dos clientes.
Modelo Luxo, papel couchê 300g com aplicação de laminação fosca e brilho localizado
Resumidamente, esses são os cartões de visita mais vendidos no Brasil. Existem outros papeis? Existem, mas aí a pessoa ou busca algo muito específico ou esta inventando moda. Aqui nesse vídeo você consegue entender melhor as suas diferenças. Vídeo Diferenças de Cartões de Visita
Gramaturas de Panfletos, Folhetos, Flyers ou Folders
Quando o assunto é Panfleto (Ou algum dos nomes acima), a gramatura do papel couchê usado é outra. A ideia e a função do produto mudam totalmente. Um panfleto, flyer ou folder como são chamados, possuem a função de informar e divulgar, ou seja, precisam ser distribuídos em grandes quantidades para trazer um retorno, e por óbvio precisam ser mais baratos o custo unitário. Sendo assim, os panfletos são divididos da seguinte maneira:
Papel Couchê 90g: A gramatura de entrada, o material mais vendido para panfleto e também o mais comum entre as divulgações. Comum em todos os tipos de comércio, seja um simples de rua ou até clínicas e outros serviços com valor agregado maior.
Bônus TAMANHOS DE Panfletos, Folhetos, Flyers ou Folders
Nos materiais citados acima, o que deixa ele mais nobre acaba sendo o seu tamanho. Ou seja, um material tamanho de 10x14cm que é o nosso material mais vendido, normalmente não será usado para uma grande empresa, porque além do tamanho pequeno ele não é indicado para esse tipo de apresentação.
Para casos de muita informação ou valor agregado maior, já é aconselhável usar o 14x20cm de tamanho. Além de uma boa apresentação, ele tem um tamanho bom para diagramar toda a informação do cliente. Casos eventuais: Tamanho 21×29,7 o vulgo tamanho A4:
Usado para projetos que possuem dobras, seja uma dobra central ou aquelas mais “sanfonadas” com 3 partes. Usado para trabalhos que precisam de mais detalhes na explicação ou até cardápios de pizzaria, restaurante e etc.
Papel Couchê 120 e 150g: Bom, já entendemos sobre a gramatura que mais vende, a diferença dos tamanhos mais vendidos, agora vamos explicar sobre o PLUS. Se você é uma pessoa exigente, ou precisa de um material mais luxo, aí temos uma carta na manga para você: Gramatura 120g ou 150g para ser usados em seus panfletos e folders. Ele pode ser utilizada em qualquer dos tamanhos acima, realizar dobras e etc, mas ela é usada em casos de projetos mais especiais.
Gramaturas de Papel em Sulfite:
Fechando a linha dos mais vendidos, temos o papel sulfite. Você qual a gramatura que normalmente temos nos papeis sulfites convencionais que usamos no dia a dia? Sulfite 75g. Esse material é usado na impressão gráfica? Sim, mas pouco usado.
O papel sulfite mais usado na produção gráfica, que possuí uma resistência maior é o Sulfite 90g. Ele é utilizado em Envelopes, Blocos, Receituários, Timbrados, Atestados e outros com impressão colorida.
Conclusão:
Veja como o processo gráfico é complexo, ele tem muitas variáveis para sua produção e materiais para cada situação. Mas não se preocupe, você não precisa saber de tudo isso e decorar esses nomes complicados, aqui na Tudo em Material Gráfico nós buscamos levar sempre para nosso cliente de uma forma mais clara e leve possível, entendemos que a parte comercial deve ser o mais simples possível para seu entendimento. Não hesite, chame a gente no whats que nós lhe passaremos um orçamento “leve” sem compras chatas que você encontra em outras gráficas, tudo online e sem complicação, assim facilitando o que você tem de mais importante: O SEU TEMPO!
blog.tudoemmaterialgrafico.com Portal de Notícias

